OP, OI

17 10 2010

“Ócio improdutivo”. Piada interna, ou termo já mundialmente disseminado. Por mundialmente, entende-se a querida panela que carrego comigo há o quê?, uns… 5 anos? Por aí, não sei fazer contas. Num resumo bem simplificado, porque até hoje não aprendi a enrolar, “ócio PRODUTIVO” é pegar aquele tempinho que te sobra e fazer alguma coisa útil com ele. Improdutivo seria pegar esse tempinho que te sobra, olhar pra ele e pensar “mais tarde eu resolvo”. Ócio improdutivo, então, é basicamente fazer porra nenhuma. É? Primeiro, teríamos que delimitar exatamente o que é o ócio produtivo, porque todo historiador que se preza TEM que enfiar tudo dentro de algum contexto, nem que seja um inventado a exatamente 23:39 da noite.

Pelo dicionário, produtivo significa “que produz; fértil; rendoso”. Valeu, dicionário, esclareceu muita coisa. Produzir é procriar (mais pra frente analisamos esse), dar origem a, e paramos por aqui porque todos os outros querem dizer a mesma coisa. Pegamos esse “dar origem a”. Ócio produtivo, que chamaremos de OP, é usar seu tempo de sobra, TS, pra produzir alguma coisa. Ok, OP + TS = alguma coisa. Alguma coisa, o que? Alguma coisa útil. Útil é aquilo que pode ter algum uso ou serventia, proveitoso, vantajoso. Estabelecemos, então, que o OP é aquele estado em que você pega seu TS e faz com ele alguma coisa que sirva pra alguma coisa. É aí que entra o problema, porque até agora esse amontoado de frases explicativas, pelo menos pra mim, não são um problema.

O que poderia ser considerado como proveitoso, vantajoso ou tendo serventia? Sendo algo vantajoso pra outra pessoa, trabalhos voluntários poderiam se encaixar na categoria de ócio muito bem produtivo. Legal. Mas e quando seu tempo não é tanto assim, ou não existe a possibilidade de fazer algo nesse sentido? Você ainda tem tempo sobrando. E agora? Saímos do outro e voltamos a nós. Seria, então, algo vantajoso pra você. Outro problema: o que é vantajoso pra mim, não é necessariamente vantajoso pra você. Passar uma tarde cuidando do jardim pode ser perda de tempo pra você. Passar uma noite de sábado escrevendo um texto pode ser perda de tempo pra alguém que gosta muito de sair aos finais de semana.

Resumindo: o meu OP é o seu OI (ócio improdutivo). Gastar energia com sexo, por exemplo, resgatando o sentido de “procriar”, dependendo da situação, é OP ou OI? No final das contas, fica tudo dependendo do referencial. Trocar a cor de esmalte a cada três dias, pra mim, é algo produtivo. Traz algum efeito na minha auto-estima, por exemplo. Escrevendo textos pra RPG, é produtivo porque eu gosto de escrever, oras, e cada texto é algo criado com carinho e muitas promessas de nunca mais usar o word porque ele não reconhece meu nome. Pra muita gente, é perda de tempo. Pra mim, um jogo de futebol é perda de tempo. Pro meu avô, meus remédios é que são.

“Mas Mareska, qual exatamente o objetivo desse texto?”. Simples: mandar quem reclama do que eu faço tomar no cu. Mande você também. Se seu tempo ser classificado como OP ou OI depende do referencial, então estamos todos livres pra rejeitar o referencial alheio. Se você acha o que eu faço perda de tempo, eu não acho, e chegamos num impasse em que nenhum dos lados vai ceder; melhor deixar pra lá e sair pra comer, ou beber, depende da pessoa. E deixem meu OP e OI em paz, que quem decide sou eu; palpites não são bem vindos a não ser que eu os peça. Entendo seus argumentos, mas não assimilo, malzaê. Levanto, então, com orgulho a bandeira do meu OI, e você vá ser feliz com seu OP em algum canto longe.

E você, por onde anda seu OI?

Ações

Information

4 responses

17 10 2010
izzy *-*

meu OP está em planejar meu futuro com a mahh <3 EJAEIJASIOEJAOEJOIA OI nem sei q
ADOREI *OOO*

17 10 2010
Tweets that mention OP, OI « -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by 'J o t a a a a, Mareska. Mareska said: Já exercitou seu OI hoje? http://migre.me/1B2Z9 […]

17 10 2010
Dinah

Meu OI não me abandona nunca!

E de você, tenho muito orgulho sempre! Pase lo que pase, NO PASA NADA!

18 10 2010

Genial, como sempre!

adorei ler, e me identifiquei muito xD

muito bom mahh *—-* /hug

Deixe um comentário

